quinta-feira, 8 de abril de 2010

GESSO para fazer formas



                                                 Use frutas naturais, para fazer suas formas de gesso lembre-se em fazer apenas meia fruta, mergulhe apenas a metade no gesso


 O gesso é conhecido a mais de 9000 anos .






O gesso é uma substância, normalmente vendida na forma de um pó branco, produzida a partir do mineral gipsita (também denominada gesso), composto basicamente de sulfato de cálcio hidratado. Quando a gipsita é esmagada e calcinada>, ela perde água, formando o gesso.






É produzido através de um processo de esmagamento e calcinação do "gypsum" (rocha sedimentaria), transformado em pó branco que misturado com agua endurece rapidamente.


Existem muitas variedades de gesso, cada uma adaptada a uma função de determinado trabalho:


ceramista, fundidor, decorador, dentista, etc.






Seca em pouco tempo, adquirindo sua forma definitiva em 8 a 12 minutos, é usado também para fundir molduras, na modelagem e fixação de placas para forro.


O gesso não é só bonito e barato, mas peças confeccionadas com este material apresentam bom isolamento térmico e acústico, além de manter equilibrada a umidade do ar em áreas fechadas , devido à sua facilidade em absorver água.


O critério para utilização de um tipo de gesso é dependente de seu uso e, como conseqüência, das propriedades físicas que esta aplicação em particular irá exigir. A nós interessa mais o gesso comum ( stucco) encontrado nas lojas de material de construção.






O gesso encontrado sob a forma de pó, blocos ou placas, presta-se a uma grande variedade de aplicações:


- como revestimento de paredes, no lugar da massa fina;


- para fundir molduras e na modelagem e fixação de placas para forro;


- fabricar peças como sancas, molduras para tetos, colunas e placas para composição de paredes e forros rebaixados, que permitem embutir caixas de som e spots de luz;


- como chapas de gesso acartonado (compostas basicamente por duas folhas de papel recheadas de gesso), também se prestam à execução de forros, além de permitir a construçãode paredes divisórias.






Como endurece o gesso?
No estágio 1 a mistura inicial do sulfato de cálcio hemidratado e àgua .






No estágio 2 a reação com a àgua começa, e o precipitado de sulfato de cálcio dehidratado forma os núcleos de cristalização.






No estágio 3 podemos observar o início do crescimento de cristais a partir dos núcleos.






No estágio 4 os cristais de sulfato de cálcio dehidratado já estão bem crescidos. Para o crescimento dos cristais de sulfato de cálcio dehidratado, a mistura consome àgua. O crescimento dos cristais e absorção d'àgua tornam a mistura viscosa.






No estágio 5 os cristais já se tocam e podemos dizer que aqui é o momento de pega inicial. Na prática é aqui que a mistura perde o brilho superficial devida a absorção d'àgua na formação do dehidratado.






No estágio 6 todos cristais estam entrelaçados formando um corpo sólido


Fonte: Gessos Rutenium


















O trabalho no gesso Apesar de endurecer muito rapidamente o gesso permite que você o esculpa depois de rígido... com uma ponta de faca, ou qualquer outra ferramenta, (martelo, serrote de aço, chave de fenda, esmeril, etc.) mais dura que ele.






Além de muito barato tem uma enorme gama de utilizações, entre elas a de produzir "protótipos" os mais diversos.






O objeto feito em gesso, quando cuidado pode durar muitos anos.






Pintado, encerado, envernizado, resinado, metalizado... liso ou com relevos,como sancas, molduras para tetos, colunas, placas para composição de paredes e forros rebaixados em vários pedaços encaixados, ou em peça única, é um maravilhoso material para também desenvolver a criatividade artística (esculturas, baixos e altos relevos, objetos utilitários, etc.).






Sua aplicação é rápida , porém quando se adquire um pouco de pratica o tempo não é problema.




Como guardar o (pó) gesso 1 - O gesso deve ser guardado em local longe de qualquer tipo de umidade (chuva, sereno, ducha, etc.).






2 - Forrar o lugar aonde vai colocar o saco para evitar a umidade do solo.






3 - Deve ser conservado na sua embalagem fechada até a hora de ser usado.






4 - Não se deve misturar gesso de épocas e marcas diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário